Este exercício não é obrigatório, mas é muitíssimo interessante e divertido.
- Escolha um jogo do tipo RPG (multiplayer ou não; a escolha é sua).
Sugestão: Nethack (também
na Wikipedia) ou algum jogo do tipo
MUD.
- Descreva cuidadosamente a arquitetura de um agente que jogue usando uma política aleatória.
Diga como você espera que ele se comporte no jogo, e quanto tempo deve durar o jogo para
este agente.
- Pense em como melhorar o desempenho do agente. Escreva suas idéias, comente quais você espera que funcionem
e quais não devem funcionar (e diga o motivo).
- Implemente o agente aleatório. Você precisará pensar em uma maneira de fazer o agente
interagir com o jogo.
- Implemente o agente melhorado (você deve implementar as idéias gradualmente, uma a uma, de outra forma
se perderá na implementação).
Dicas:
- Leia cuidadosamente a descrição do jogo, e jogue algumas vezes antes de qualquer coisa.
- Pense bem em qual deve ser o objetivo do agente. "Ganhar o jogo" é bastante simplista
e talvez exagerado. Pense em outros possíveis objetivos (em alguns jogos pode não haver
muitos objetivos possíveis, mas no Nethack sim)
- Em algumas situações, é extremamente difícil "agir aleatoriamente", porque o
agente precisará responder perguntas do jogo. Ainda sssim, é possível.
- Pense em tudo o que foi visto no curso! (É interessante aprender um pouco mais sobre
arquiteturas de agentes (v. livro do Wooldridge) e planejamento com incerteza (v. referências de
Planejamento e aprendizado).