Leia a descrição dos problemas e
responda as perguntas abaixo. Você pode precisar reler
os capítulos 3 e 4 do livro (Russel&Norvig).
- Procure descobrir o que é o problema do caixeiro
viajante.
- Modele o problema de forma que seja possível usar
um algoritmo de busca no espaço de estados.
- Com se comportariam a busca em largura e a busca em
profundidade neste problema, da maneira como você
modelou?
- Mostre uma heurística que possa ser usada com este
problema, para que seja possível usar algoritmos de
busca com informação como o A*.
- Usando sua heurística, o algoritmo de busca gulosa
leva à solução
ótima? Por que?
- Usando sua heurística, o algoritmo A* leva
à solução
ótima? Por que?
- Uma indústria produz artefatos aço.
Grandes chapas de aço, de tamanho MxN,
são cortadas para fazer diversas peças.
Há três peças que podem ser
produzidas, e cada uma precisa de um pedaço diferente
da chapa de aço: uma peça precisa de um
recorte de tamanho (a x b), outra de um recorte de tamanho (c x d)
e outra de um recorte de tamanho (e x f).
Como os três recortes três tem formato
diferente, é importante determinar quantas
peças de cada tipo devem ser produzidas com cada chapa
de aço, além de determinar como
os cortes devem ser feitos de maneira a minimizar as sobras de
aço (que é muito caro). Ou seja, o que se
quer é determinar como "retalhar" a chapa de
aço em pedaços de três
tipos, minimizando a sobra.
- Mostre como modelar o problema acima de forma que seja
possível usar um algoritmo de busca no
espaço de estados. Pense cuidadosamente nas
ações e nos estados.
- Mostre uma heurística que possa ser usada com este
problema, para que seja possível usar algoritmos de
busca com informação como o A*.
- Usando sua heurística, o algoritmo de busca gulosa
leva à solução
ótima? Por que?
- Usando sua heurística, o algoritmo A* leva
à solução
ótima? Por que?